Alessandro encaminha resposta ao STF contra posicionamento de Pacheco sobre a CPI da Covid

Alessandro encaminha resposta ao STF contra posicionamento de Pacheco sobre a CPI da Covid

Foto: Agência Senado

Nesta quinta-feira (8) os senadores Alessandro Vieira (Cidadania – SE) e Jorge Kajuru (Cidadania – GO) apresentaram ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma réplica à resposta do presidente do Senado sobre não ter instalado a CPI da Covid-19 até o presente momento.

Para os senadores, “não cabe ao presidente do Senado qualquer apreciação de mérito sobre o objeto da investigação parlamentar”, mas apenas “fazer cumprir a vontade da minoria, procedendo-se ao exame formal do requerimento”.

É de autoria dos dois senadores o mandado de segurança no STF que pede a criação imediata da Comissão Investigativa para apurar a conduta do poder público no enfrentamento à pandemia. O pedido de CPI foi protocolado em fevereiro, com cinco assinaturas a mais do que as que são necessárias.

Apesar disso, o presidente do Senado, senador Rodrigo Pacheco (DEM – MG) tem se posicionado contra a instalação. Pacheco alegou ao Supremo que “a comissão poderá ter o efeito inverso ao desejado, como o de eventualmente gerar desconfiança da população em face das autoridades públicas em todos os níveis, promover reações sociais inesperadas”.

Sobre a alegação de que não há condição sanitária para fazer as reuniões da CPI, os parlamentares contestaram e reforçaram que as sessões plenárias têm sido feitas remotamente e que o colegiado pode funcionar da mesma forma. Para eles, Pacheco, “em deliberada inércia”, se omite, o que configura “abuso legislativo flagrantemente inconstitucional”.

Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram
Share on print

Construa o mandato conosco

Quero deixar um canal de escuta e conversa aberto aqui com você!